As batalhas de MCs se consolidaram como um dos maiores fenômenos culturais do país. Em praças, palcos e principalmente na internet, as disputas de improviso rimado conquistaram a juventude e somam milhões de visualizações nas redes sociais. Mais do que um jogo de palavras, as batalhas são um espaço de expressão, resistência e transformação social — onde jovens das periferias encontram voz, visibilidade e protagonismo.
No último sábado, 6 de setembro, Caçador se tornou palco de um marco histórico para a cultura Hip Hop na região do Contestado: a realização da Seletiva Regional para o Duelo Nacional de MCs, a maior competição de freestyle do Brasil.
Lado SUL do Mapa!
Organizado pelo Coletivo BAARCO – Batalhas de Rima e Rodas Culturais do Contestado, com apoio do Comitê de Cultura de Santa Catarina, o evento reuniu 16 MCs classificados em pré-seletivas realizadas em Treze Tílias, Fraiburgo, Porto União, Papanduva e Caçador. O grande campeão da noite foi Roger Felipe Santos, o MC TLEIPE, de apenas 17 anos, que agora representará a região na etapa estadual.
Cultura HipHop unida e respeitada
Além dos duelos, a seletiva reafirmou os quatro elementos do Hip Hop — MC, DJ, break e graffiti — reunindo artistas de diferentes áreas e criando um espaço de diálogo entre a identidade cultural cabocla e a cultura urbana contemporânea.
Fruto de uma construção coletiva, o evento contou com a apresentação de Mente Colossal e Gueds MC (Sul Black Music), júri técnico de Diana Alves e Vinisan, intervenções de graffiti com Naso Colors, Bruna Araujo e Blink Schneider, além da performance da Cia La Ribe, que apresentou o número de dança Jaguatirica Print.
Alto Nível no Interior de Santa Catarina
Com grande participação do público, a seletiva também foi marcada por elogios à organização, premiações e ao nível artístico dos MCs participantes. “Achei a seletiva bem feita e maneira. MCs de alto nível, organização boa, premiações muito boas também. No geral, foi um evento bem organizado e com artistas de diferentes ofícios atuando da melhor forma”, destacou um dos presentes.
Já olhando para o próximo desafio, o campeão TLEIPE afirmou: “Minha expectativa para o estadual é conseguir representar todos os sonhos que estavam na chave do regional. Acho que o estadual vai ser conduzido da melhor maneira também, com uma boa organização e nomes merecidamente fortes.”
O evento marca um momento de transformação no Movimento Hip Hop da região, fortalecendo a cena com mais união e coletividade.
A realização só foi possível graças ao apoio e mobilização do Comitê de Cultura de SC, do agente territorial de Cultura Diego Ahmod, e de todos que, de alguma forma, contribuíram para tornar essa ação realidade. Com grande participação do público, a seletiva mostrou que as batalhas de MCs seguem como um dos movimentos culturais mais potentes do país, alcançando jovens e fortalecendo a cena artística também no interior de Santa Catarina.