Entretenimento

Rap In Cena apresenta a primeira edição da Semana RIC

Published

on

Por Rap Growing — Publicado em dezembro de 2025

Cultura, conexão, empreendedorismo e educação se unem para apresentar novas possibilidades dentro da economia criativa entre os dias 8 e 12 de dezembro.

Um novo capítulo na cultura urbana

Após reunir mais de 40 mil pessoas no maior festival de hip hop do Brasil, o Rap In Cena expande seu impacto social e cultural com a criação da Semana Rap In Cena — a Semana RIC. De 8 a 12 de dezembro, o Museu do Hip Hop recebe painéis, palestras, workshops e shows que conectam protagonistas do mercado e diferentes agentes da cultura urbana.

Entre as ativações confirmadas estão a já tradicional Feira Multiempreendedorismo e a Vila Olímpica, que complementam a programação com atividades esportivas, batalhas, jiu-jitsu, basquete, skate, breaking e muito mais.

Mais de 10 anos fortalecendo a cultura

Com mais de uma década de história, o Rap In Cena se consolidou como um dos maiores movimentos culturais do Brasil. Sempre guiado pelo impacto social, o festival trabalha na profissionalização de artistas, democratização do hip hop e construção de novos públicos.

A Semana RIC amplia esse compromisso, oferecendo um espaço contínuo de formação e desenvolvimento para DJs, MCs, produtores, comunicadores e empreendedores da cultura urbana.

60 painelistas discutem o futuro da cultura urbana

Durante os cinco dias, mais de 60 convidados vão compartilhar reflexões sobre carreira, economia criativa, produção cultural, comunicação, narrativa artística, gestão de carreira independente e perspectivas para o futuro do hip hop.

“A Semana RIC vem pra mostrar o ecossistema do Rap In Cena”

“É muito legal ver o festival pronto, mas como que estrutura tudo aquilo? A Semana RIC vem pra mostrar um pouco mais do ecossistema do Rap In Cena. Não só em relação ao festival, mas envolvendo nossas outras áreas de atuação também. Assim como o nosso negócio é complexo, vários outros são. Durante os dias de evento, traremos parceiros de diferentes áreas pra conversar sobre temas relevantes pra quem quer entender um pouco mais sobre o universo da indústria criativa”, diz Keni Martins, CEO e criador do Rap In Cena.

“Nosso foco não é necessariamente a juventude, mas qualquer pessoa que queira se profissionalizar em alguma das áreas que temos envolvimento. O Museu é de todos nós e estamos felizes em realizar o evento lá. Isso tudo é ampliação de possibilidades pra cidade como um todo. Impacto social na essência. O miolo urbano e a periferia conversando diretamente. Assim avançamos no propósito do nosso legado”, complementa Keni.

Vivência prática e impacto direto na cena

A Semana RIC não se limita à teoria: o público terá contato com oficinas, vivências, mentorias e experimentações. O evento cria pontes entre profissionais, artistas locais, empreendedores e agentes culturais, fortalecendo a rede criativa da cidade.

Movimento, legado e expansão

Mais do que uma agenda de atividades, a Semana Rap In Cena reforça o papel do festival como plataforma de inovação, impacto social e conexão entre diferentes gerações do hip hop. A proposta é ampliar oportunidades, estimular novas perspectivas e fortalecer quem vive — e quer viver — a cultura urbana.

Ingressos gratuitos

Os ingressos são gratuitos (1 por CPF) e podem ser retirados em:
Bilheteria Digital — Semana Rap In Cena

Serviço

Semana Rap In Cena
8 a 12 de dezembro, das 13h às 19h
Museu da Cultura Hip Hop — R. Parque dos Nativos, 545 — Vila Ipiranga, Porto Alegre

Canais oficiais

Sobre o Rap In Cena

O Rap In Cena nasceu em 2014 com o objetivo de se tornar referência em eventos da cultura hip hop gaúcha. Hoje, é o maior festival de cultura urbana do Brasil, reunindo mais de 48 mil pessoas em sua edição de 2024.

Já passaram pelos palcos do festival nomes como Racionais MC’s, Djonga, Matuê, Filipe Ret, Negra Li, Flora Matos, L7NNON, Froid, Tasha & Tracie, Veigh, MV Bill, WIU, Teto, Lourena, Orochi, BK, Rich The Kid e Ja Rule.

Além dos shows, o RIC também fortalece a cidade com ações como a Feira Multiempreendedorismo, artes de graffiti e a Vila Olímpica, que recebe breaking, jiu-jitsu, boxe, basquete, skate, kickboxing, muaythai, batalhas de rima e de slam.

RAP GROWING — CULTURA EM MOVIMENTO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile